Páginas

As quatro estações



Em nosso planeta existem quatro diferentes períodos no decorrer do ano, a estes, chamamos de estações do ano.

No mês de dezembro, o Pólo Norte fica mais distante do Sol. Esta é a época em que os países localizados na metade norte do mundo, enfrentam sua estação mais fria, o inverno. Nesta época os dias são mais curtos e bem mais frios.

Neste mesmo mês é verão nos países localizadas na metade sul do mundo, como, por exemplo, o Brasil. Nesta época do ano o hemisfério sul, recebe os raios solares mais abundantemente e seus dias são mais longos.

No mês de março, o hemisfério norte ainda está mais afastado do Sol em relação ao hemisfério sul, que ainda está mais próximo. Contudo, aos poucos, a situação vai sendo invertida.

Então, os dias passam a ser mais longos na porção norte e mais curtos na porção sul. Este é o período em que chega a primavera na Europa e o outono na América do Sul.

No mês de junho acontecem com as regiões antárticas, a América do Sul, a Austrália e outras áreas da metade sul do mundo, o mesmo que se passou em dezembro com as regiões do hemisfério norte. Estas passam por um período mais frio e com dias mais curtos. Enquanto há verão no hemisfério norte, o hemisfério sul enfrenta seu inverno.

A parte sul finalmente começa a esquentar no mês de setembro, época em que seus dias vão se tornando mais longos. Nesta época já é primavera e as árvores florescem e as flores cobrem e embelezam muitas regiões. Já a parte norte dá suas boas vindas ao outono, período em que a temperatura começa a cair e seus dias, aos poucos, vão ficando mais curtos.

No caso das regiões polares (Pólo Norte e Pólo Sul), estas possuem somente duas estações no ano: o inverno e o verão.

Fonte:http://www.suapesquisa.com/geografia/estacoesdoano.htm





Abaixo alguns desenhos e atividades para serem utilizadas em sala de aula abordando o tema













22 de Abril - Dia do Descobrimento do Brasil



A data do descobrimento do Brasil ficou estabelecida no mesmo dia em que a expedição de Cabral ancorou frente ao Monte Pascoal, no litoral sul da Bahia, em 22 de abril de 1500.

No dia nove de março de 1500, Pedro Álvares Cabral partiu de Lisboa, com uma esquadra de dez naus e três caravelas, rumo às Índias, mas erraram o caminho e chegaram à América, descobrindo o Brasil.

A viagem seria feita para comercializar os produtos portugueses e para adquirir as especiarias indianas como: cravo, pimenta do reino, noz moscada, gengibre, canela, e outros.

Ao encontrar a terra, não tinham noção de sua dimensão, acreditando que fosse apenas uma ilha, motivo pelo qual a batizaram de Ilha de Vera Cruz. O nome Brasil veio mais tarde, quando descobriram a árvore do pau-brasil.

A oficialização do Brasil como posse da coroa portuguesa foi feita no dia primeiro de maio, através de uma missa, sendo que no dia seguinte partiram para as Índias, para cuidar das relações comerciais então pretendidas.

O Brasil começou a ser explorado a partir do ano seguinte, quando Américo Vespúcio, através do reconhecimento da terra, margeou a costa do país de norte a sul. Com isso, constataram que o local não era uma ilha, mas grande parte de um continente.
Quando os portugueses aqui chegaram, encontraram uma população de índios que estavam distribuídos pelas áreas do país, esses foram escravizados para realizar os trabalhos pesados, como a construção de casas, a extração de árvores de pau-brasil. Em troca praticavam o escambo, dando-lhes pequenos agrados.

Trechos da carta de Pero Vaz de Caminha, escritas a D. Manuel, rei de Portugal, relatam como avistaram os índios. “Eram pardos, todos nus, sem coisa alguma que lhes cobrisse suas vergonhas. Nas mãos traziam arcos com suas setas. Vinham todos rijos sobre o batel; e Nicolau Coelho lhes fez sinal que pousassem os arcos. E eles os pousaram.”

Os produtos encontrados no país eram vendidos aos países da Europa, constituindo grandes riquezas. A madeira avermelhada era muito valorizada lá fora, sendo fácil a comercialização da mesma.

Com isso, aconteceu no século XVI o processo de expansão marítima e comercial de Portugal, tendo que desenvolver sua composição oceânica de forma a atender as necessidades desse novo comércio.



Fonte: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/datas-comemorativas/descobrimento-brasil-1.htm




Abaixo alguns desenhos e atividades para serem utilizadas em sala de aula abordando o tema


Frutas

Desenhos e Atividades abordando o tema Frutas para serem utilizados em sala de aula





Moranguinho

Desenhos e Atividades abordando o tema Moranguinho para serem utilizados em sala de aula



Peppa Pig


Desenhos e Atividades abordando o tema Peppa Pig para serem utilizados em sala de aula



Animais



Desenhos e atividades abordando o tema Animais para serem utilizados em sala de aula




Palhaços



Desenhos e atividades abordando o tema palhaços para serem utilizados em sala de aula



Tiradentes



O nome do líder da Inconfidência Mineira era Joaquim José da Silva Xavier, nasceu na Vila de São Jose Del Rei (atual cidade de Tiradentes, Minas Gerais) em 1746, porém foi criado na cidade de Vila Rica (atual Ouro Preto).

Exerceu diversos tipos de trabalhos, entre eles minerador e tropeiro, Tiradentes também foi alferes, fazendo parte do regimento militar dos Dragões de Minas Gerais.

Junto com vários integrantes da aristocracia mineira, entre eles poetas e advogados, começa a fazer parte do movimento dos inconfidentes mineiros, cujo objetivo principal era conquistar a Independência do Brasil. Tiradentes era um excelente comunicador e orador, sua capacidade de organização e liderança fez com que fosse o escolhido para liderar a Inconfidência Mineira. Em 1789, após ser delatado por Joaquim Silvério dos Reis, o movimento foi descoberto e interrompido pelas tropas oficiais. Os inconfidentes foram julgados em 1792, alguns filhos da aristocracia ganharam penas mais brandas como, por exemplo, o açoite em praça pública ou o degredo.

Tiradentes, com poucas influências econômicas e políticas foi condenado a forca. Foi executado em 21 de abril de 1792, partes do seu corpo foram expostas em postes na estrada que ligava o Rio de Janeiro a Minas Gerais. Sua casa foi queimada e seus bens confiscados.


Fonte: http://www.suapesquisa.com/tiradentes




Abaixo alguns desenhos e atividades para serem utilizadas em sala de aula abordando o tema



Dia do Índio



Comemoramos todos os anos no dia 19 de Abril o Dia do Índio esta data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas através do decreto lei número 5.540 mas por que foi escolhido o 19 de abril? Para entendermos a data devemos voltar em 1940. Neste ano foi realizado no México o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América vários líderes indígenas deste continente foram convidados para participarem das reuniões e decisões, porém os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.


No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico, esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido no continente americano como o Dia do Índio.



Fonte: http://www.suapesquisa.com/datascomemorativas/dia_do_indio.htm


Abaixo alguns desenhos e atividades para serem utilizadas em sala de aula abordando o tema